13 novembro 2010

Comunicado de apelo à formação de listas aos órgãos de direcção da AAUM

Colegas,

Podem ler aqui o nosso comunicado de apelo a vários grupos de intervenção existente na UM (Elo Estudantil, Rede ex-aequo, UMAR, etc) à formação de listas e programa para podermos concorrer aos órgãos de direcção da AAUM:

O Ensino Superior sofreu este ano ainda mais ataques de parte do governo PS/Sócrates, agora com apoio directo do PSD, do que nos anos anteriores. Se já era necessário fazer frente a Bolonha, ao RJIES, às propinas ou à falta de condições no ensino, hoje isso é uma necessidade premente de todos os estudantes.

Com as sucessivas medidas de austeridade, dos PECs e o orçamento geral do estado para 2011, o governo apoiado pelo PSD retirou e reduziu milhares de bolsas com o DL-70/2010, descongelou o preço das cantinas e residências, e pressiona as universidades a passarem a fundações de direito privado, deixando cada vez mais colegas fora do ensino superior ao qual têm direito.

Por outro lado, a actual direcção da AAUM pouco tem feito para combater esta situação. Se no inicio do ano a actual direcção da AAUM mostrou-se disposta a combater os problemas com a acção social, hoje desmarca concentrações de protesto decididas em RGA para discutir com o governo quais as normas técnicas que vão pôr o DL-70/2010 “menos mau”, e a oito dias de uma manifestação nacional de estudantes do ensino superior a AAUM ainda pouco fez para que os nossos colegas saibam que esta está marcada.

Assim, vemos que neste ano, mais que apresentarmos uma lista do AGIR aos órgãos de direcção da AAUM, vemos como necessário uma unidade de acção por parte de todos os alunos que queiram uma AAUM combativa por um ensino público, gratuito, democrático e de qualidade, contra as medidas do governo e não querem ficar passivamente a assistir ao processo eleitoral.

Ou seja, apelamos a todos os alunos, individuais ou que pertençam a grupos já existentes a reunirem segunda-feira, dia 15 às 21h30 no grupo desportivo dos peões, para discutirem a formação da lista e qual deve ser o seu programa, de uma forma aberta e democrática. Mais ainda, que se juntem a nós neste combate difícil, não para ajudar mas para participar activamente em todo o processo eleitoral.

Este apelo dirige-se especialmente ao ELO-estudantil que nos últimos dois anos se tem apresentado a eleições com um programa muito semelhante ao nosso. Acreditamos que o que nos une é mais forte do que o que nos separa e juntos seremos mais que a soma das partes.

Desde já apelamos à participação de todos os nossos colegas na manifestação de 17 de Novembro, próxima quarta-feira, para exigir a revogação do DL-70/2010 que reduz drasticamente a acção social escolar, entre outros ataques que têm sido feitos a todos nós.

Sem comentários: