28 março 2010

Alunos fartos de esperar autocarro à chuva ou sol

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Braga&Option=Interior&content_id=1529388

Os estudantes da UM de Braga querem melhores condições para as paragens de autocarros junto à universidade, não só entre o campus de Gualtar e o centro de Braga, mas também na ligação entre os dois pólos da UM.

"Não é fácil estar aqui à chuva", era, ontem, o principal desabafo das dezenas de alunos que esperavam pelo autocarro, pouco depois da hora do almoço, na ligação diária entre Braga e Guimarães, junto à Universidade do Minho e o futuro Instituto Ibérico de Nanotecnologia.

A principal paragem que serve os estudantes, não só na ligação entre os campi mas também ao centro da cidade via Transportes Urbanos de Braga (TUB), não tem condições mínimas para quem precisa diariamente daquele serviço, denunciou, ontem, o movimento de estudantes AGIR.

"Os alunos são forçados a permanecer muitos meses à chuva e os restantes ao sol, pois não há uma paragem com cobertura", explicava, ontem, Pedro Castro, sob um guarda-chuva que o protegia do intenso granizo que caía na altura da conferência de imprensa.

Segundo Pedro Castro, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que também é a responsável pela garantia do serviço de autocarros entre Braga e Guimarães, já havia prometido resolver a situação. "O problema arrasta-se há muito tempo. É inadmissível que a situação continue de ano para ano. A própria AAUM promete, em período eleitoral e nas reuniões gerais de alunos, que vai resolver a situação construindo uma paragem com cobertura", conta. Farto de esperar, o movimento AGIR realizou um abaixo- assinado que juntou mais de 700 assinaturas para pressionar a AAUM. O documento foi entregue, ontem, à direcção da Associação Académica da Universidade do Minho.

Mas, além dessa reivindicação, o AGIR exige outras alterações face à mobilidade dos estudantes da UM. "Queremos melhores preços, um passe, mais e melhores autocarros", exige o AGIR no abaixo-assinado recolhido nos campus de Gualtar e Azurém.

O presidente da AAUM, mandou explicar que vai analisar o abaixo-assinado para depois dar uma explicação à denúncia dos estudantes.
In, JN

24 março 2010

RGA

Na próxima quinta-feira, dia 25 de Março, pelas 14h30, no Auditório B2 do CP2, em Braga, está marcada a primeira RGA desde as eleições para os órgãos de governo da AAUM.

A ordem de trabalhos é a seguinte:
1- Aprovação da acta da reunião anterior;
2- Informações;
3- Regulamento interno da direcção;
4- Discussão e votação do relatório final de actividades e contas de 2009;
5- Discussão e votação do plano de actividades e orçamento para 2010;
6- Política educativa;
7- Outros assuntos.

Aparece - tu tens uma palavra a dizer acerca do destino, do rumo e das decisões da tua Universidade e da AAUM!

21 março 2010

Manifestação, 24 de Março

Na próxima quarta-feira, dia 24 de Março, junta-te aos estudantes que vão a Lisboa protestar o estado do Ensino Superior.
Contra o RJIES, contra o Processo de Bolonha, contras as Fundações de direito privado! Por mais financiamento, por uma maior e mais eficaz acção social.
Por um Ensino Superior público, de qualidades, gratuito e democrático!

Junta-te a esta iniciativa. Temos de lutar pelos nossos direitos!

17 março 2010

Abaixo-assinado para a construção de paragens de autocarros

Colegas,

O Movimento AGIR está a recolher assinaturas para que seja construida uma paragem de autocarros da AAUM, quer em Gualtar, quer em Azurém.
Esta é mais uma das promessas de AAUM feita há já muito tempo, mas que não se concretizou.
É inadmissível estarmos à chuva e ao sol à espera dos autocarros.
Estivemos a semana passada e estaremos durante a corrente semana a recolher assinaturas para que esta medida seja levada em conta. Podes contactar-nos junto às paragens, podes enviar-nos um e-mail para agir.uminho@blogspot.com ou podes ligar para 916566584 ou 965415206.

Sempre em defesa dos interesses dos estudantes.