09 fevereiro 2007

Contributo para o novo paradigma comunicacional num contexto de condições educacionais pós-modernas num plano das acções caritativas.

A Universidade do Minho (UM) e a Fundação Vodafone Portugal assinaram ontem um protocolo de cooperação que prevê a implementação de um sistema de comunicação via SMS (mensagens escritas) entre a universidade, os seus alunos, professores e colaboradores.
No âmbito do acordo ontem estabelecido, a Fundação Vodafone Portugal doou um milhão de mensagens escritas à UM. A par das mensagens via telemóvel, o protocolo prevê ainda a troca de informações entre as duas instituições relativamente a investigações na área das novas tecnologias da informação.
Para o reitor da UM, o serviço de informação através de SMS «representa um avanço inovador no sistema de informação». Na cerimónia em que participou também o presidente da Fundação Vodafone Portugal, Guimarães Rodrigues sublinhou que o sistema vai «traduzir-se numa melhor qualidade de serviço e na simplificação de procedimentos, com rapidez e fiabilidade de comunicação».
Referindo que a UM quer afirmar-se como «uma universidade do seu tempo e do futuro», o reitor disse que este projecto vai também contribuir para a consolidação da instituição como ´A Universidade Sem Muros." (Correio do Minho)

O nosso magnífico Reitor é de facto um homem à frente do seu tempo. Ora vejamos, então a Instituição de Caridade Multinacional VODAFONE vai doar (nem estamos no Natal) nada mais, nada menos do que um milhão de mensagens escritas à UM, em troca apenas vejam lá de algumas trocas de informação nas tecnologias de informação, é a generosidade do MIT que já contagiou os nossos caros filantropos das comunicações. Com o novo sistema a Universidade poderá mandar SMS´s aos seus alunos assim como estes poderão, no conforto de suas casas, enviar mensagens aos Profs para saberem as suas notas; já imagino certos conteúdos mais convincentemente apelativos a serem usados para o incremento das notas; É A UNIVERSIDADE PÓS-MODERNA meus senhores, O Magnifico Reitor já faz contas a vida de como vai utilizar tanta SMS disponível, desde já separou 160 delas para enviar aos funcionários e professores que serão despedidos, será uma daquelas SMS que recebemos no aniversário? “Que tenhas uma boa vida”!
Mais terá de gastar, e para tal também poderia pedir a ajuda ao SR. Socrátes,( que SMS’s à borla é que não lhe devem faltar) para avisar os novos alunos vindouros que não terão direito a bolsa de estudo mas que não se preocupem pois possuir um empréstimo bancário já é meio passo para uma Cidadania Portuguesa com plenos direitos. Pois é, e o que falar das milhares de mensagens que se gastarão para anunciar a vastíssima e variadíssima agenda cultural da Universidade, até já se pensa em anunciar uma gata em Düsseldorf uma das sedes internacionais da VODAFONE. Haverão com certeza aquelas SMS´s que por “problemas de servidor”( ou de um tal Moderador) ficarão pendentes, por entregar, aquelas que partirem dos sindicatos do professores ou que avisem os alunos da sua continua e real perda de direitos, que anunciem a real agenda do processo de Bolonha e aponte o dedo aos canalhas que nos vendem uma visão bastante parcial do nosso paraíso educacional. Veremos então se agora que os Reitores passarão a ser nomeados, o que impossibilitará qualquer defesa das instituições por parte destes, o Magnifico Reitor Guimarães Rodrigues também receberá por SMS’s a notícia da sua não renovação de contracto (já que no seu ponto de vista não há despedimentos na Função Pública). A Universidade do Minho e todas deste país só serão Instituições do seu tempo e do futuro se defenderem um sistema de equidade social que não exclua os alunos mais carenciados, que não se cale aos ataques do governo , que invista nos alunos de uma maneira seria e não só comercial e propagandista. E, amigos, se não concordam comigo não se coíbam enviem-me já uma SMS Grátis.

Emiliano Lacerda... In “Auto dos Poetas Transviados.”

Sem comentários: