31 março 2008

Três docentes em greve na UBI a partir de segunda-feira

O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNES) emitiu novo pré-aviso de greve com efeitos a partir de 31 de Março, relacionado com o funcionamento do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior. Três docentes que prestam serviço no âmbito do 4º ano da licenciatura estarão em greve às aulas e avaliações incluindo a participação em júris, refere o SNES adiantando que a greve se prolonga por tempo indeterminado.
Trata-se do segundo pré-aviso de greve emitido este semestre. O primeiro acabou por ser anulado “quando o reitor, perante uma reunião com alunos e docentes do departamento, admitiu receber o sindicato no dia 12 de Março, o que não se veio a concretizar”.
No comunicado, distribuído esta semana, o SNES reitera a disponibilidade “para alcançar um entendimento” tendo comunicado a sua intenção à Associação Académica da Universidade da Beira Interior na falta de respostas por parte da reitoria. Segundo o SNES, o objectivo é “discutir um conjunto de pontos” não especificado com a reitoria, “de forma a evitar que os conflitos ocorridos se repitam” no próximo ano lectivo.
“Os trabalhadores aderentes à greve manter-se-ão nas instalações da UBI nas horas de aulas abrangidas pela greve para cumprimento de serviços mínimos ligados à segurança das instalações e do material e para apoio aos alunos”, acrescenta o SNES.
Contactado pelo Diário XXI, o Reitor da UBI confirma a existência de uma reunião com os três docentes, entre os quais a delegada sindical, e os alunos na sala do Senado no início de Março mas nega que tenha prometido receber a direcção do SNES. Manuel Santos Silva lembra que o Sindicato interpôs cerca de uma dezena de acções judiciais contra a UBI sublinhando que não lhe compete a ele retirar processos judiciais e disciplinares em curso. “Os processos disciplinares têm instrutores nomeados e quanto aos processos os advogados de ambas as partes devem entender-se”, afirma o reitor.

“MAIS PREOCUPADO COM OS ALUNOS”
Mais preocupado com os alunos do que com o conflito com o SNES, Manuel Santos Silva adianta que foram convidados a frequentar disciplinas adequadas ao Processo de Bolonha e a apresentarem projectos garantindo a UBI o respectivo acompanhamento. Na próxima segunda-feira, Manuel Santos Silva e os responsáveis pelo Departamento farão a avaliação da situação quanto ao número de inscritos nas cadeiras adequadas a Bolonha do primeiro e segundo ciclo e dos projectos apresentados pelos alunos.



http://www.diarioxxi.com/?lop=artigo&op=d645920e395fedad7bbbed0eca3fe2e0&id=d269d2879d38da48991e43c3d3b66664

Sem comentários: